terça-feira, 16 de novembro de 2010

Destaques gaúchos da Literatura

Na tarde de segunda-feira (15) foram escolhidos os campeões do Prêmio Fato Literário 2010 

Aldyr Schlee ficou conhecido ao criar
o uniforme "canarinho" da seleção brasileira 
A ONG Cirandar e o escritor Aldyr Garcia Schlee ganharam o Prêmio Fato Literário 2010 nas categorias projeto literário e personalidades, respectivamente. O evento aconteceu ontem (15) no Clube do Comércio, em Porto Alegre, e também premiou o projeto Festipoa Literária através da votação popular, que chegou, conforme o site Clic RBS, aos 29 mil votos.

Em 2010 houve oito indicações aos prêmios. Os indicados na categoria personalidades, além do vencedor Aldyr, foram também Kathrin Rosenfield, Lya Luft e Verônica Stygger. Os indicados na categoria projeto literário, juntamente com a Festipoa e a ONG Cirandar, foram a revista Norte e o Gauchão de Literatura

Aldyr Garcia recebeu e a ONG Cirandar, como foram escolhidos pelo júri oficial, receberam R$ 20 mil reais e a Festipoa recebeu R$ 10 mil pela premiação. Os indicados sempre são escolhidos pelo júri oficial, composto por jornalistas , escritores e pessoas ligadas à literatura da comunidade gaúcha, em conjunto com o júri popular através de votações por cupons ou pela internet.


O que é o Fato Literário?

O Prêmio foi criado em 2003 pelo Grupo RBS com apoio da Caixa Econômia Federal e tem a intenção de destacar e premiar obras, instituições ou pessoas que marcaram o cenário da literatura gaúcha.  
     


Pricilla Farina
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário