quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O livro da minha vida..

  Harry Potter -  fenômeno literário


  A história do bruxo Harry Potter foi criada em uma viagem de Manchester para Londres, pela até então desempregada escocesa JK Rowling, hoje mais rica que a rainha da Inglaterra.
   A saga, que se transformou num sucesso multimídia, ganhou adaptação no cinema, e terá – ou não – seu ciclo fechado em julho de 2011, quando a segunda parte do último filme, Harry Potter e as relíquias da morte, será lançada.
    A aventura, que se passa na Escola de Magia e Bruxarias de Hogwarts, conta a trajetória de Harry Potter, que de empregado dos tios, torna-se um herói ao entrar em Hogwarts e inciar uma série de batalhas contra o vilão da saga, Lord Voldemort.
    Com mais de 400 milhões de livros vendidos, traduzidos para cerca de 67 línguas diferentes, a saga do bruxo Harry Potter, é símbolo dos anos 2000. Lançado inicialmente em 1997 após diversas recusas de editoras, que não acreditavam no sucesso de uma história infantil sobre magia, JK Rowling construiu a história de Harry e seus amigos em sete livros: Harry Potter e a pedra filosofal; Harry Potter e a câmara secreta; Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban; Harry Potter e o cálice de fogo; Harry Potter e a Ordem da Fênix; Harry Potter e o príncipe mestiço e por fim, Harry Potter e as relíquias da morte.

O livro da minha vida é.. Harry Potter e a Ordem da Fênix

Henrique Barum, 15 anos, estudante do 2º ano do ensino médio do colégio São José, é fã da saga Potteriana desde os 9 anos, quando leu pela primeira vez Harry Potter e a Pedra filosofal, o primeiro livro da série. Em seguida ele virou fã incondicional de Potter e seu mundo, lendo todos os livros em sequência. Atualmente, Henrique é um dos colaboradores do Potterianos Pelotas, grupo de fãs da saga que se reúnem com certa frequência para trocar ideias sobre os livros e filmes da série. Além disso, o estudante é escritor e leitor de fanfics sobre HP, histórias criadas por fãs, misturando história original com inventada.

Confira a seguir a entrevista feita com o estudante:

Qual o livro consideras mais marcante em tua vida?  

Harry Potter e a Ordem da Fênix, 5º livro da saga Harry Potter
Porque além de ser o primeiro livro da saga que é verdadeiramente meu, o primeiro que eu ganhei, acho a história fascinante, e com toda a certeza, o melhor livro que J.K. já escreveu. Gosto muito da Pedra Filosofal também (primeiro livro da série) porque marca o início da saga, a formação do mundo mágico, e foi importantíssimo para a criação do ser que sou hoje.

Qual foi a primeira vez que lestes A Ordem da Fênix? 

Em junho de 2004, de lá pra cá já li o livro cinco vezes.

Tens o hábito da leitura?

Sim, dificilmente alguém me encontra sem um livro na mão. Amo ler e acho super importante.

Os fãs de Harry Potter costumam reclamar das adaptações cinematográficas dos livros. Qual a tua opinião sobre isso?

Os filmes geralmente são incompletos, e não mostram ou dão merecido destaque a algumas cenas e conseguem distorcer o que é posto no livro de maneira descomunal. Falta comprometimento com a integridade do livro, e mesmo sabendo que não se pode reproduzir o livro na íntegra, os diretores deveriam ter o mínimo de cuidado ao redigirem o roteiro.

Pra quem indicarias esse livro?

Para todo tipo de pessoa, porque a magia não é pertencente a uma única geração, ela pertence ao mundo inteiro, todas as idades.

Quem gosta desse livro, provavelmente vai gostar de ler..

- Percy Jackson e os Olimpianos

- As Fronteiras do Universo

E acho isso porque assim como J.K. fez com Potter, foi criado um mundo mágico, que apesar de possuir fatos reais, fatos históricos (como em Percy Jackson), envolve o leitor em um mundo totalmente novo, que provavelmente ele não se imaginou lendo, ou até vivendo.



                 Henrique e A Ordem da Fênix: livro que despertou a paixão pelo mundo Potteriano



Por Camila Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário