segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Leitura e infância: uma relação indispensável

O prazer pela leitura é um hábito que perpassa gerações. As famílias que despertam nos filhos o interesse pelas obras literárias, contribuem para o crescimento integral dos seus filhos. No caso do aluno de 6º série, do Colégio São José, Pedro Muraro, 12 anos, ler é uma atitude que ele não quer mais abandonar. A família o incentivou desde muito pequeno a ter o hábito da leitura.

Nas 1ª e 2ª séries, ele conta animado que leu toda a coleção do Harry Potter. “Eu demorava mais tempo, mas consegui chegar ao fim de todos”, comenta.  

Confira, a seguir, como Pedro convive com o universo literário:

Com o incentivo da família, Pedro, de 12 anos,
 fala com carinho sobre os livros
1.Qual livro mais gostaste de ler?  
A coleção que mais gostei, até hoje, foi Percy Jackson. Os livros falam da mitologia grega. Mas, o diferencial desses livros é que eles falam da história antiga com pessoas modernas, atuais. Por exemplo: uma deusa grega da nossa época, dona de uma loja de estátuas...Fica muito interessante esse jeito de relatar a história.

2.Como a leitura te ajuda na sala de aula? 
Como leio muito, tenho mais facilidade para interpretar, para escrever e consigo relacionar o assunto do livro com os temas que já foram trabalhados em sala de aula, não apenas na aula de português, mas de história, geografia, matemática e outras.

3. Tens alguma dica para as pessoas que não têm o hábito da leitura? 
Acho que é importante conhecer o que as pessoas gostam e, a partir disso, procurar ler na área que interessa. Eu procuro fazer isso com meus amigos, saber se eles apreciam esporte, música, filmes e, sugiro alguns tipos de livros, de acordo com o esses assuntos.


Simone Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário