segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Uma disputa em que todos são vencedores

Campeonato de Literatura traz nas regras de futebol o bom humor em debates sobre livros

Símbolo do Campeonato de
Literatura dos Gaúchos
Mesclar regras de futebol com literatura. Estipular juízes, marcar jogos de livros e explicar minuciosamente o porquê do placar num site que permita a qualquer um também ser comentarista. A ideia surgiu com Lucas Murtinho, um economista carioca que criou o "Copa de Literatura", baseado no projeto Tournament of books, um torneio mata-mata onde os jurados escreviam resenhas sobre livros já estipulados a partir de alguns critérios e selecionavam os ganhadores. 


Com o intuito de tornar esse projeto algo mais regional para valorizar os escritores gaúchos, surgiu o "Gauchão de Literatura". A idealização foi de Rodrigo Rosp, com a coordenação-geral de Luciana Thomé e uma comissão organizadora. O projeto começou com o primeiro jogo no dia 10 junho deste ano. Para estabelecer os times, ou melhor, os livros deste campeonato, foram estipuladas algumas regras: seriam livros de contos, editados em 2008 e 2009 de autores gaúchos ou que já vivessem há algum tempo no Rio Grande do Sul.


A ideia principal é promover debates entre os visitantes do site e fazer com que os juízes leiam os dois livros, elaborem uma resenha crítica, apresentando os pontos positivos ou negativos de cada adversário e estabeleçam o placar, criando regras parecidas com o futebol para estipular um vencedor a cada partida. Os jogos sempre entram no ar às segundas e quintas a partir das 10 horas e este ano 27 livros participam do Campeonato Gaúcho de Literatura. A previsão da comissão é de que o vencedor seja conhecido em dezembro. Participe desta iniciativa e se aventura como comentarista de contos!

Equipe


Promovendo a literatura gaúcha e fazendo com que leitores locais ou não conheçam autores que por um motivo ou outro não recebem tanto destaque da mídia, mas que produzem textos com a melhor qualidade, no projeto Gaúchão da Literatura trabalham, além da Luciana e do Rodrigo, também: Ana Mello, Carlos André Moreira, Daniel Weller, Fernando Ramos e  Marcelo Spalding. A cada ano o campeonato irá variar o gênero literário das competições. Para 2011 os livros de romances ou novela, de narrativas longas, serão os contemplados.


A Luciana Thomé reservou um tempo do seu trabalho na Feira do Livro de Porto Alegre, na qual o projeto está participando, para responder algumas perguntas sobre o Gauchão. As respostas da Luciana podem ser lidas neste link: Gauchão da Literatura- Entrevista.


Projeto vai repassar livros às bibliotecas


A comissão do Gaúchão de Literatura vai montar kits com os livros que participaram do Campeonato este ano e doarão estes exemplares a cinco ou seis bibliotecas da região de Porto Alegre. "Queremos que os livros continuem circulando mesmo com o término da edição", disse Luciana.
 


Finalistas do Prêmio Literário


O Gauchão da Literatura está entre os finalistas do Prêmio Fato Literário 2010, prêmio com produção do grupo RBS que se divide em duas categorias: projetos e personalidade, com três indicações em cada uma das categorias. A votação vai até o dia 12 de novembro e pode ser feita através do site Fato Literário ou na Praça da Alfândega, no estande da RBS da Feira do Livro de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário