segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A magia de ler perpassa gerações

Aos 67 anos, a funcionária da Biblioteca do Colégio São José, Vera Maria Muniz da Silveira, relata a influência da literatura em sua vida. Animada com o tema da entrevista, ela diz que a magia da leitura renova nas pessoas o prazer de viver. Vera enfatiza, ainda, que o fato de ler proporciona criar outras realidades. 
Confira, a seguir, o relato dessa leitora encantada com o universo literário.  

Qual foi o teu primeiro contato com a leitura?
O primeiro material que li foi um Almanaque chamado Tico-Tico. Uma amiga de minha mãe emprestava para eu lê-lo, pois não tinha condições de comprá-lo. Além disso, à noite, mamãe sentava e contava histórias para mim e meus irmãos. Ela era ótima contadora de histórias. Isso foi essencial para que eu aprendesse a ler com rapidez e assumisse a contação de histórias em minha casa. 

E o trabalho na biblioteca do Colégio São José?
Pois é, quando entrei no São José, há aproximadamente 35 anos atrás, estava em outro setor. Todos sabiam de meu amor pelos livros e me foi confiada a biblioteca da escola para que eu a transformasse num espaço de acesso aos alunos, familiares e público externo. Assim o fiz. Promovi atividades diversas em que as crianças participaram ativamente. No aniversário da biblioteca, a turma que mais doasse livros para crianças menos favorecidas, ganhava o bolo de presente. Era um jeito simples de sensibilizar os pequenos, de fazê-los perceber que a leitura e, necessariamente os livros, precisavam estar nas mãos de todo o ser humano, independente das condições sociais. Com o meu trabalho aprendi que “quando queremos, fazemos acontecer”. 

Tens algum autor que marcou tua vida? 
Com certeza Monteiro Lobato, ainda que atualmente existam críticas com relação aos seus escritos. Independente disso, meu encanto por ele se dá pelo fato de falar das coisas simples da vida. Tudo tem sentido para quem o lê: a imagem da vó, da natureza, das comidas... São coisas palpáveis, próximas do nosso contexto. 

Como percebes as atuais produções literárias?
Os autores estão bastante preocupados, pelo menos os que nós temos como referência em nossa biblioteca, em trabalhar os valores. As histórias estão voltadas para questões sociais, para os conflitos da adolescência, para o cuidado com o meio ambiente. Acho essas abordagens fantásticas porque sensibilizam os leitores e humanizam a sociedade. 

Simone Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário