quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Historiador realiza debate com professores


O autor Alfredo Boulos esteve em Pelotas conversando com professores da Rede Particular. Autor de coleções como: Construindo Nossa Memória, O Sabor da História e História, Sociedade e Cidadania, ele abordou algumas questões sobre o trabalho que realiza como escritor.
Alfredo Boulos conversa com professores da rede
 particular  de ensino

Boulos vê a abordagem das situações históricas como um dos desafios para os professores. No entanto, a possibilidade de estudar, simultaneamente, a história do Brasil com a história geral, possibilita uma compreensão mais objetiva dos fatos.

Para ele, um dos problemas é integrar a história local, nacional e a história mundial. Mas, no entender do autor, elas não são excludentes, “é possível estudar a história intercalando esses níveis”, enfatiza.

Questionado sobre a produção do livro didático, Alfredo diz que o papel do autor é o de originar, ou seja, o que ele produz são originais. A partir disso uma equipe composta por: mapistas, iconógrafos e os trabalhadores da indústria gráfica, são responsáveis pela finalização do material.
Na atualidade, a questão afro-descendente é considerada, pelo autor, como uma das temáticas de maior relevância na área da história. Em suas viagens pelo Brasil, ele percebe que está ocorrendo uma grande dedicação por parte dos professores, intelectuais e demais estudiosos da área da educação, para implementar a história da África e de seus descendentes na sala de aula.

O autor diz que o encontro com os professores é uma oportunidade interessante para perceber como ocorre o processo de ensino-aprendizagem na área de história. “Dessa maneira, ao escrever, considero a realidade de nossos estudantes e procuro responder as suas necessidades”, conclui.

Simone Ramos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário