domingo, 14 de novembro de 2010

O livro da minha vida..

Renuncia - O sucesso dos livros e filmes espíritas


Allan Kardec, considerado o "pai" do espiritismo define a doutrina espírita/kardecismo como "uma ciência de observação que ao mesmo tempo é uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações." No Brasil - e no mundo - Chico Xavier é considerado um dos maiores nomes do espiritismo, tendo psicografado mais de 400 livros. O escritor morreu aos 92 anos em 2002, mas seus livros ganharam enorme destaque no último ano com a produção de dois filmes relacionados à vida dele: o primeiro Chico Xavier, contando sua trajetória, e o segundo, Nosso Lar, atribuido ao espírito de André Luis, conta a história pós-morte do jovem, chegando ao Plano Espiritual (uma espécie de colônia espiritual).



Os  filmes de ambos os livros do escritor bateram recordes de bilheteria para o cinema nacional; juntos arrecadaram mais de 12 milhões de reais, nas primeiras semanas de exibição. Regina Azevedo, professora aposentada, e kardecista, afirma que essa atenção e popularização dos livros de Chico Xavier é excelente, principalmente na disseminação do espiritismo. Regina frequenta o Centro Espírita Jesus e diz que o filme foi um ótimo chamariz para a religião: "Muita gente nova foi até o Centro, buscando entender a dinâmica do grupo". A Rede Globo também apostou no sucesso do espiritismo, e no inicio desse ano lançou "Escrito nas Estrelas", exibida às 18 horas. A novela, mostrou os limites existentes entre o plano físico e espiritual através do debate dos aspectos éticos da ciência genética, e teve ótimos índices de audiência. 


A seguir, confira as perguntas feitas à Regina, sobre o livro de sua vida:


O livro da minha vida é.. Renuncia (Chico Xavier)




Qual o livro consideras mais marcante em tua vida?  


Renuncia, psicografado por Chico Xavier através do espírito de Emanuel.

Qual foi a primeira vez que lestes Renuncia? 

Não lembro exatamente a primeira vez, mas já li o livro mais de três vezes.

Qual a história do livro?

O livro conta a história de dois espíritos completamente diferentes: Alcíone é evoluída e Carlos é um espírito atrasado - não conseguiu evoluir moralmente. Eles se apaixonam em vidas anteriores e Alcione reencarna várias vezes para tentar transformá-lo em um espírito melhor, mais evoluído. A história se passa em diferentes séculos, incluindo a época da Inquisição, onde Alcione é reencarna como freira e Carlos como um padre inquisidor. Ao longo do livro ela se sacrifica muito por Carlos.

Pra quem indicarias este livro?

Para jovens e adultos. A história é fácil de ler, apesar de extensa - são 500 páginas - porém o conteúdo por vezes é pesado.

Quem gosta desse livro, provavelmente vai gostar de ler..

Nosso Lar (Chico Xavier), Livro dos Espíritos (Kardec), Escravos da Ilusão, escrito pela pelotense Ana Maria Vargas. 


Por Camila Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário